O design e o e-commerce

Estamos num momento de recessão econômica no Brasil. Isso é fato. Mas muitos comerciantes perceberam uma brecha para manter e até mesmo melhorar o faturamento, ampliando seus negócios para o mundo online. Meus principais jobs são para criar lojas virtuais, estou alocada em uma agência especializada nesse segmento e percebo um investimento crescente na área, porém um crescimento sem muito planejamento e alguns errinhos que podem ser evitados. Decidi então trazer algumas dicas sobre o visual da sua loja online e explicar o porquê isso é tão importante para o aumento das suas vendas.

laptop-618174_1920

Bem, ao projetar um site, a primeira coisa que deve ser considerada é o público que vai acessá-lo. É preciso facilitar a navegação do usuário e ao mesmo tempo dar personalidade ao site. Seu cliente tem que conseguir, em poucos cliques, achar o produto que deseja e fechar a compra. Como já foi abordado em posts anteriores, a experiência do usuário tem que ser levada em conta em qualquer criação. Uma mínima barreira nesse processo pode inibir o sucesso da venda e aumentar o abandono de carrinho.

Para que isso não aconteça, precisamos focar inicialmente em três aspectos da loja: a busca, as imagens, descrições dos produtos, e a página de pagamento.

A busca

Sobre a busca, qualquer site com mais de um tipo de produto precisa ter uma maneira do cliente encontrar de forma fácil o que precisa. Se o usuário já entrar na loja sabendo o que quer, é muito mais fácil para ele digitar o produto que acha-lo numa lista. Então, o campo de busca tem que estar SEMPRE visível. Para isso, existe um recurso de busca flutuante, que acompanha a rolagem da página. Antes de criar uma loja, confira se a plataforma que você está pesquisando tem essa função.

As imagens e textos

Não podemos esquecer de falar sobre as imagens do produto e o destaque que é dado à descrição que o compõe (que seria o nome, preço e informações do produto). É necessário mostrar cada detalhe que poderia causar dúvidas e de forma clara. O texto precisa estar legível e com bom destaque, e as imagens sempre em alta resolução para permitir o zoom. Com dúvidas sobre o produto, o cliente não vai fechar a compra!

A página de pagamento

Por último e não menos importante, a página de pagamento. O cliente PRECISA se sentir seguro para colocar seus dados na plataforma e precisa também estar focado no ato da compra. Essa página leva um cuidado especial, com menos informações e links para evitar a fuga do cliente. Ele tem que sentir que o site é confiável e isso pode ser reforçado no layout e imagens.

Uma loja personalizada, pensada no seu produto e consumidor final, mostra o cuidado que você tem com seu negócio. E claro que um profissional cuidadoso também tratará seu cliente com todo o cuidado e atenção que ele demanda. Existem no mercado várias alternativas de lojas prontas para quem estiver começando agora, mas o mais indicado ainda é criar uma loja customizada.

Espero ter ajudado um pouco!
Se tiver quaisquer dúvidas ou perguntas, entre em contato comigo ou comente aqui, que será um prazer ajudar! Um grande abraço e sucesso!