Mãe, sou Designer de interface do usuário!

Estou morando em São Paulo há pouco mais de um ano e meio. Vim com uma startup, como uma das designers da equipe e, apaixonada pela cidade, decidi continuar minha aventura. Nesse processo tive contato com vários profissionais diferentes e acabei aprendendo muito mais que esperava. A equipe mudou de cidade e eu de job. Aos tropeços da vida “descobri” meu novo cargo: User Interface Designer ( UI Designer).

Mas, o que é isso? Nunca tinha escutado a expressão, nem mesmo na faculdade. O nome é um tanto quanto explicativo, sou a responsável em criar a interface de algo para alguém. Só que não é assim tão simples.

A interface é por onde o usuário interage com o site, aplicativo ou produto. Por meio de botões, links, menus, etc. Para isso preciso saber quais as necessidades da pessoa que utilizará o que estou criando, quais suas expectativas com o que está usando e, se for por exemplo um site, qual o objetivo final. Ele deve fechar uma compra? Ler um texto? Baixar algum conteúdo? Preciso traçar toda a jornada que o usuário vai estabelecer até o objetivo final e pensar como criar elementos visuais que o guiem, tornando a navegação agradável e com nenhuma ou poucas possibilidades de erro. Claro que no nosso lindo sistema capitalista nada pode ser apenas útil e fácil de usar, ai que entra o design gráfico. Sabendo o que o usuário precisa e como ele deve fazer para chegar lá, por meio de recursos visuais dentro de uma identidade visual que faça sentido, crio uma interface visualmente agradável e também fácil de usar. Equilibrando assim técnica e elementos visuais.

Só que o trabalho não termina por ai e nenhum profissional trabalha sozinho. Depois de criar toda a parte visual, o resultado final precisa funcionar. Precisa ser implementado (no caso de sites e aplicativos) ai que entra o resto da equipe e parceiros. Essa implementação é feita por desenvolvedores e programadores. O designer fica responsável em criar. Ele foca sua atenção nos elementos visuais podendo assim se dedicar melhor no que sabe fazer, sempre pesquisando, estudando e melhorando suas aptidões.

Quer saber mais o que um designer de interface faz? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato por e-mail ou comente aqui no site que ficarei super feliz em poder ajudar.

Um grande abraço!

10 ideias sobre “Mãe, sou Designer de interface do usuário!

  • Muito sucesso. E assim vamos caminhando, um passo de cada vez e vencendo aos poucos.
    E sempre lembrando de uns sabores estranhos de pizza que a vida joga na nossa frente.

  • VV estou muito orgulhosa. Excelente texto, explicativo e leve.
    Parabéns por estar firme em mais um desafio e principalmente por estar fazendo o que gosta na cidade que adora (porque amar mesmo eh BH né?! Riririri). Sucesso você já é! Beijo de quem te gosta muito!

    • Obrigada 😉 continue acompanhando que logo mais posto também alguns exemplos de trabalhos que fiz. Ajuda a entender! Abraço.

  • Achei interessante a explicação, não sabia da responsabilidade de um design, parabéns e sucesso pra vc na carreira que escolheu e felicidades na cidade que te acolheu.

    bjs

    • Obrigada Cleide. Sei que é um pouco difícil entender no que trabalho as vezes, espero que aqui pelo blog consiga mostrar melhor. Abraços!

Não é possível comentar.