A hora de aprender é agora!

Desde que mudei para São Paulo, em que realmente comecei a trabalhar com design de interface e deixei a vida de estagiária para trás, muitos amigos vem me perguntar o que estudar em design, onde estudar, que cursos fazer, porque escolhi essa área. Para quem não conhece a profissão, fica uma comparação com a administração: Existem vários segmentos, contabilidade, administração de empresas, marketing, logística, finanças, dentre outras. Com uma gama enorme de funções a escolher, normalmente, o ideal é tentar conhecer todas elas.

picjumbo.com_HNCK8433

A mesma coisa com o design. Na época de faculdade, percebi que faltava uma experiência mais prática. A teoria foi sim super importante e uso muitos conceitos e metodologias estudados até hoje, mas o “por a mão na massa” só consegui realmente extra-classe. Antes de entender para onde eu queria ir, precisava conhecer as opções. Fiz estágio com manipulação de imagens e fotografia em um estúdio fotográfico, participei também da equipe de comunicação criando peças para social mídia de uma fábrica de semi-jóias. Além disso, me aventurei em um projeto de pesquisa sobre design social em que, com o design, tentávamos mudar a vida de pequenos empresários e suas famílias de uma comunidade ao lado de Belo Horizonte.

De repente “cai” em uma startup, na época, um aplicativo voltado para profissionais autônomos. Criando peças online e impressas, participando de feiras de tecnologia e inovação, ajudando “aqui e ali” no que pudesse e me apaixonando com a criação para interfaces digitais. Nesse meio tempo, tive muitos workshop e palestras sobre o tema, junto com a mentoria no projeto que estava.

Claro que apenas gostar de algo não o torna bom nisso. Comecei então a correr atrás, fiz cursos de usabilidade, criação de interface, html e diagramação digital, li livros, artigos, revistas e fui me aperfeiçoando aos poucos. Tem muitos grupos pela internet de pessoas que estão nesse caminho e são super receptivas a receber e passar o conhecimento.

Então, para ajudar um pouco, decidi listar aqui 4 lugares para conhecer a área, de forma barata, caminhos que percorri para entender melhor sobre o universo do que faço e ainda aprender algumas ferramentas:

  1. http://www.uxacademy.com.br/ Um curso online barato e bem indicado, caso não queira fazer parte do curso recomendo pelo menos assinar a news do site, sempre enviam muito conteúdo bacana de referência.
  2. https://cursos.imasters.com.br O iMasters tem um graaaande acervo de cursos, alguns gratuitos e outros bem baratinhos também. Gostei muito dos que fiz na plataforma e logo mais devo começar outro
  3. https://www.youtube.com/watch?v=ol38Ne8d_7w Um curso livre no youtube (quer mais moleza que isso?) e sim, vale a pena fazer.
  4. http://mooc.timtec.com.br/ Cursos bem  gratuitos em vídeo com uma ótima edição

Procure no google, no slack, no plus, no facebook, no linkedin, no medium… O que não falta na internet é informação! Achando algo bacana me avise também! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário ou entre em contato comigo que ficarei super feliz em ajudar.

Um grande abraço.